Cachecol Dirce

em terça-feira, 11 de julho de 2017


Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Eu adoro fazer tricô. Peguei uma onda de fazer cachecol para a família inteira e hoje venho mostrar o que fiz para a tia do meu marido. Este ponto é muito bonito e muito fácil, pois os desenhos são feitos apenas no direito e em apenas 1 carreira. Por isso, se você sabe fazer ponto meia, ponto tricô e laçada, não tem como errar.

A diferença de cor do cachecol nas fotos é por causa da luz, tá? Eu fotografei em horários diferentes. Como o cachecol já foi presenteado, não tinha como fazer as fotos novamente. Leve em consideração que a primeira foto é a que tem a cor mais próxima da realidade. 

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Usei um novelo e meio de lã sedificada em tom manteiga, bem suave e um novelo que tinha sobrando de lã mollet, não tenho a referência da cor, mas é um salmão meio que rosado.
O ponto forma um padrão parecido com uma espinha de peixe: um eixo central formado por dois pontos que "puxa" os pontos das laterais, deixando esses pontos enviesados. Parece complicado mas não é!  A borda fica arredondada embaixo de cada repetição do desenho, justamente por que os pontos centrais puxam os demais.

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Execução:

Monte 36 pontos em uma agulha número 8 e trabalhe da seguinte forma: 4 pontos de borda, 2 repetições do ponto fantasia, terminando com 4 pontos de borda.

Para as minhas bordas usei ponto arroz (1m, 1t no direito, 1t, 1m no avesso) mas você pode usar o ponto que desejar. As bordas são importantes para o cachecol não enrolar no sentido do comprimento.

Então, 36 pontos, comece com 4 carreiras inteiras de ponto arroz. A seguir, 4 pontos em arroz para a borda, 2 repetições do ponto fantasia e 4 pontos em arroz para a outra borda.

O ponto fantasia é feito sobre 14 pontos e em uma única carreira, sempre no direito. Assim, no direito você sempre vai fazer essa carreira e no avesso vai fazer em tricô (menos nas bordas, ok?)

Carreira do ponto fantasia: 1 m, 1 laçada, 4 meias, 2 pontos juntos em meia, um mate simples (passe um ponto sem fazer em meia, faça um meia, passe o ponto sem fazer sobre o meia feito). Continue na mesma carreira com mais 4 m, 1 laçada e 1 m.

Pronto, só isso! Vou colocar os pontos em sequência para você visualizar mais facilmente:

4 pontos de borda
1 meia
1 laçada
4 meias
2 pontos juntos em meia
1 mate simples
4 meias
1 laçada
1 meia

Faça mais uma repetição do ponto fantasia:

1 meia
1 laçada
4 meias
2 pontos juntos em meia
1 mate simples
4 meias
1 laçada
1 meia

Termine com os 4 pontos de borda.

No avesso, 4 pontos de borda, tricô a carreira toda, os últimos 4 pontos de borda.

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Cachecol de tricô, fofinho e quentinho! No blog Para Minha Casa dos Sonhos, com receita e fotos.

Continue até atingir o tamanho desejado e arremate. Neste caso não coloquei franjas, isso é a gosto do freguês. Rápido de fazer e fácil, é só memorizar o ponto que vai embora que é uma beleza.

Bons tricôs, espero que tenham gostado!

beijos da
Paula

PMCS - Para Minha Casa dos Sonhos, por Paula Mello. Todos os direitos reservados.